top of page

8 tendências na decoração para 2018


2017 já passou e a medida que entramos em 2018 começamos a nos perguntar o que nos aguarda neste ano. Fazemos promessas, pulamos sete ondas e planejamos as metas que queremos atingir. Na decoração não é diferente. Ano vai, ano vem, queremos mudar alguma coisa, prometemos trocar a cor da parede, mudar algum móvel ou dar uma renovada na casa. Pensando nisso, me perguntei: quais seriam as apostas do ano que vem pra dar aquela repaginada no cafofo?

Aproveitei então esse clima de ano novo e resolvi fazer um compilado com 8 tendências de decoração para 2018! Dá uma olhada!

1- Revestimentos naturais

Revestimentos naturais ou que imitam materiais da natureza já estão no mercado há algum tempo e devem continuar com força no próximo ano. Acabamentos como madeira, tijolos e pedras dominam pisos, paredes e o mobiliário, deixando o ambiente mais rústico e aconchegante. Destaque para utilização de mármores nas paredes e no mobiliário.

2- Brilho holográfico

Objetos com brilho vem surgindo nos últimos anos e vem conquistando os cafofeiros de plantão. O cobre, por exemplo, invadiu o mercado e foi utilizado em quase tudo: móveis, objetos de decoração, louças e por aí vai. O cobre deve continuar em alta em 2018, mas outro tipo de brilho vem aparecendo no mercado e deve ganhar destaque no ano que vem: o brilho holográfico (mais popularmente conhecido como furta-cor). Assim como o cobre, ele pode aparecer em quase tudo na decoração, deixando o ambiente mais cool e mais alegre.

3- Acabamentos em veludo

O veludo, que já esteve em alta antigamente e depois ficou um pouco de lado, deve voltar a dar as caras na decoração. Sofás, tapetes e almofadas devem receber o tecido, proporcionando um aspecto mais sofisticado e elegante ao mobiliário.

4- Móveis com desenhos orgânicos

Móveis quadrados e com linhas retas dão lugar à um mobiliário mais fluído, com desenhos orgânicos e formatos arredondados. Os móveis se integram aos ambientes através de suas formas e ficam menos sóbrios com as suas curvas generosas. Destaque para os móveis de madeira com desenhos fluídos.

5- Trabalhos manuais

Trabalhos feitos à mão, que já fazem parte da cultura e da tradição brasileira, vem ganhando destaque na decoração e se mostram como tendência para 2018. Bonecas feitas de barro, trabalhos feitos com fibras naturais, crochê, tricô, objetos de madeira e o artesanato em geral devem aparecer com sua delicadeza para quebrar o padrão de produção industrial e conferir mais personalidade à decoração.

6- Jardins internos

Para trazer um pouco da natureza pra dentro de casa, nada melhor do que colocar algumas plantas. E elas estarão com tudo em 2018. Sejam pequenos vasos com suculentas na estante da sala ou vasos maiores espalhados pela casa, as plantas são uma grande tendência para o próximo ano. Destaque para jardins verticais ou composições de vasos pendurados na parede.

7- Estampas com desenhos geométricos

As estampas com desenhos geométricos já existem há algum tempo e devem continuar como tendência para o próximo ano. As estampas geométricas aparecem tanto nos revestimentos, como papel de parede e cerâmicas, quanto no mobiliário. Em 2018 vale a pena apostar em tapetes e almofadas com esse tipo de estampa.

8- Minimalismo

Na contramão de algumas tendências,, surge um outro movimento que vem ganhando novos adeptos e deve ser tendência para 2018: o minimalismo. A base desse conceito é a redução do mobiliário e dos objetos de decoração, buscando maior praticidade em casa. Em resumo: menos é mais! A decoração minimalista valoriza a comodidade e utiliza apenas o que é essencial no cotidiano. No geral, é um estilo mais sóbrio e neutro, mas que encanta pela sua simplicidade.

Feliz ano novo pessoal e que 2018 venha cheio de inspiração para os nossos cafofos!

Até a próxima!

bottom of page