top of page

DIY: Cesto de roupas


Faz algum tempo que eu queria um cesto no meu quarto para organizar as roupas já usadas que vão pra lavanderia. Navegando pela internet, vi em alguns lugares cestos feitos com papel kraft para diversos usos, como cachepô para as plantas, por exemplo. Foi quando tive a idéia de fazer um cesto nos mesmos moldes do que eu tinha visto, mas numa escala maior para que eu pudesse colocar as roupas dentro. E claro, tentar dar uma cara diferentona para que não ficasse parecendo um saco de pão gigante.

Decidi então por a mão na massa! Para fazer o cesto eu precisei de:

  • 2 pedaços grandes de papel kraft;

  • 1 rolo de papel contact preto;

  • 1 rótulo no formato A3;

  • Tesoura.

Primeiramente eu resolvi que o cesto deveria ser preto para combinar com a decoração no meu quarto. Por isso eu comprei o papel contact preto, mas poderia ser qualquer outra cor ou estampa!

Depois eu coloquei a cabeça pra funcionar e decidi fazer um rótulo para identificar o uso do cesto e o deixá-lo com uma aparência mais bacana. Como eu queria que o rótulo ficasse bem grande na frente do cesto, elaborei um desenho no formato A3 e mandei imprimir em papel adesivo.


Cortei então o papel kraft em dois pedaços de mais ou menos 95x65cm.

Em seguida cortei o papel contact e adesivei os dois pedaços de papel kraft. Como eu achei interessante mostrar que o cesto era feito de papel, adesivei apenas um dos lados de cada pedaço.

Depois eu juntei os dois pedaços adesivados e o cesto começou a tomar forma. Para uni-los, eu cortei tiras largas de papel contact, coloquei os dois pedaços lado a lado no sentido do maior comprimento e apliquei o adesivo unindo os dois pedaços pelo lado preto do papel.

Eu fiz isso nas duas laterais dos pedaços de papel, deixando o lado preto pra fora, de modo que o resultado final fosse um tubo preto. Nessa hora é importante lembrar que eu gostaria que o cesto fosse preto, por isso eu adesivei desta forma, mas se você quiser, pode deixar a parte do papel kraft pra fora e fazer ao contrário.

Em seguida foi a hora de fazer o fundo. Marquei o tamanho que eu queria que ficasse o fundo e dobrei o papel. Primeiro eu dobrei todas as laterais e depois dobrei as abas que sobraram para dentro. Para fixar o fundo no lugar, apliquei um pedaço de papel contact no lado de fora e outro no lado de dentro.

Depois eu posicionei o rótulo que eu tinha feito e adesivei no cesto. Foi preciso achatar o cesto para que ele ficasse o mais plano possível para facilitar a colagem do rótulo.

Por fim, bastou dobrar a parte superior do cesto para fora e voilà! O cesto está pronto para usar!

O que eu achei mais legal no cesto é a cara despojada que ele tem por causa dos amassadinhos do papel. E não se engane, ele é de papel mas não é frágil não, ficou até mais firme do que eu esperava.

Espero que tenham gostado :)

Até a próxima!

bottom of page