top of page

Como organizar os móveis


Quando vamos decorar um ambiente, sempre bate aquela dúvida de como posicionar os móveis da melhor maneira, né? E não é por acaso que essa dúvida vem à tona, pois a disposição da mobília é o ponto de partida para a decoração do restante do ambiente. Pensando nisso, eu resolvi listar aqui algumas dicas que facilitam a organização dos móveis e que dão uma ajudinha pra gente ter o melhor aproveitamento do espaço. Então anota aí!

1. Identifique qual o uso e as necessidades do cômodo

Para saber onde posicionar os móveis, é necessário saber o que vamos precisar colocar no ambiente e qual o uso esse ambiante vai ter. Por exemplo, se vamos decorar um quarto precisamos saber se o morador vai apenas dormir no ambiente ou se ele usa para algum outro fim, como estudar ou trabalhar. Sabendo disso, devemos identificar as necessidades, tais como: cama de solteiro ou casal, escrivaninha ou cômoda, tamanho do guarda-roupas, etc.

2. Tire as medidas do cômodo e dos móveis

Tire as medidas das paredes do cômodo e dos móveis que pretende colocar. Nesta etapa é importante verificar se o uso e as necessidades são coerentes com o tamanho do ambiente.

3. Estude o layout do ambiente

Antes de posicionar os móveis, é necessário estudar o ambiente e alguns elementos que podem interferir na disposição do cômodo, tais como: posição da porta e da janela, tomadas, ponto de internet, caixa de ar-condicionado, ponto de gás, etc. Ao identificar alguns desses pontos, já sabemos a posição de determinadas mobílias. A menos que você opte pelo quebra-quebra e faça uma reforma geral. Neste caso você pode posicionar esses pontos conforme achar melhor!

4. Posicione os móveis

Com todas as informações acima, é possível finalmente posicionar os móveis! Nesta hora um lápis e um papel são bons para desenhar o layout e estudar qual a melhor solução.

Inicie dando preferência para os móveis maiores e os móveis que dependem dos pontos verificados no item 3. Em seguida posicione os demais móveis, procurando manter circulação do espaço e não obstruir portas e janelas. Lembre-se que onde houver armários e balcões com porta de abrir, o espaço de circulação na frente deverá ser no mínimo do tamanho da porta para que seja possível abri-la.

Para auxiliar nesta tarefa, eu esbocei alguns desenhos com as dimensões aproximadas de alguns móveis e as medidas adequadas de circulação em diferentes cômodos. Dá uma olhada!

As medidas dos móveis nos esboços acima podem variar. Por isso não deixe usar a trena, o papel e o lápis para poder conferir e desenhar as medidas antes de fazer a mudança. Só assim, você garante o melhor aproveitamento do espaço sem precisar mudar os móveis de lugar várias vezes.


Espero ter ajudado! Acompanhe o blog para ficar por dentro de mais dicas de decoração!


Até a próxima!

bottom of page